A principal casa de Pablo Neruda (e a mais bonita) fica em Isla Negra (Chile). Atualmente abriga o "Museu Pablo Neruda".
Pablo Neruda, poeta chileno e prêmio nobel de literatura, idealizou e construiu uma casa cheia de detalhes de toda sua vida, desde a infância. Quem curte Neruda, faz uma verdadeira viagem no túnel do tempo ao passar por todos os cômodos da casa. É muito mágico!
O cara colecionava de tudo. Eu, como bióloga, fiquei fascinada por suas coleções de borboletas, besouros e conchas. Tudo devidamente classificado e muito bem conservado. Exemplares belíssimos, que eu nunca tinha visto antes. Colecionava de tudo, desde garrafas, carrancas, barquinhos... Tudo que se possa imaginar.
A casa de Isla Negra lembra um navio e um trem ao mesmo tempo.
O local onde a casa foi construída é outra maravilha à parte... A gente sente uma paz e tranquilidade indescritíveis... Deve ser por isso que o poeta se isolava por lá enquanto escrevia muitos de seus maravilhosos textos. E talvez seja por isso que escolheu ser enterrado no jardim dessa casa, ao lado de Matilde, sua terceira esposa.
"Compañeros, enterradme en Isla Negra, / frente al mar que conozco, a cada área rugosa de piedras/ y de olas que mis ojos perdidos/ no volverán a ver..."
(Pablo Neruda)
(Pablo Neruda)
Fotos:
Arquivo pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário