quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Marcas do que se foi...

Mais um ano chega ao final...
Nesta época as pessoas costumam fazer um balanço dos ganhos e perdas, fazem planos para o próximo ano...

Este ano eu, particularmente, estou fazendo um balanço diferente... Perdas e ganhos ocorreram, ok... Mas estou considerando tudo o que aprendi nesse período de 12 meses... Nossa, se tem um ano que aprendi demais, foi 2011... Não falo de faculdade, cursos e afins (apesar e ter aprendido nesse sentido também)... Falo da vida! Aprendi demais sobre a vida, das formas mais diversas...

Aprendi como um ser, dito humano, pode ser cruel. Cruel demais!!!! Mãe deixando de alimentar seus filhos pequenos para agradar seu novo namorado, mandando as crianças dormirem (mesmo sem um farelo de comida no estômago), pois aquilo que ela fez era comida de gente grande (lasanha) e, no dia seguinte a criança esconder gomos de bergamota nos bolsos para ter o que comer à noite em casa. E a professora (eu), dizendo para a criança comer sua fruta na escola, pois mais tarde colocaria comida em sua mochila para ela comer em casa... E duas horas depois, a criança verificando na mochila e pedindo que eu colocasse comida nela, pois em casa passaria fome... A idade do anjo??? QUATRO anos.

Que banho é bom demais eu já sabia, mas este ano aprendi que nem todo mundo tem acesso a ele... E aprendi como faz bem proporcionar essa sensação de higiene e bem estar a quem não tem em casa. Não foi uma nem duas vezes que tive que dar banho em outro anjo, da mesma idade do anterior. E a felicidade dessa criança debaixo do chuveiro era de cortar o coração... Chegava a dar gargalhada com aquela água escorrendo sobre ela. "É bom tomar banho, né profe??? Essa água é quentinha..."

Enxergar a tristeza e falta de qualquer tipo de carinho e afeto nos olhos de uma criança, é outra coisa que deveria ser proibida! Caramba, não é justo!!!

Outra coisa que aprendi... Um sanduíche e uma xícara de café preto podem ser considerados banquete em algumas realidades. Numa bela manhã, eu tomava meu café preto e comia meu sanduíche na escola onde trabalho... Nisso um menino de TRÊS anos se aproxima e pergunta o que estou fazendo e eu respondo que estou tomando meu café da manhã, e ele comenta: "Lá em casa a gente tem uma mesa assim, mas a gente não toma café nela porque não tem comida. A gente é pobre, sabe profe?"

Aprendi também que muitos cachorrinhos são criados com mais dignidade e carinho do que muitos seres humanos. Dia 24/12 finalmente conheci a comunidade para a qual estava arrecadando donativos (presentes e alimentos solicitados nas cartinhas enviadas ao Papai Noel, todos da comunidade escreveram ou pediram para alguém escrever sua cartinha). Imagine um lugar miserável e multiplique a miséria por 100... Foi mais ou menos isso que eu vi dia 24/12... Pessoas vivendo em um lugar sem o mínimo de estrutura... Sem água encanada, sem energia elétrica (a não ser alguns gatos), sem esgoto... Barracos feitos com tudo quanto é resto de material, inclusive caixas de leite... Banho??? É artigo de luxo pra quem conseguiu puxar um gato de luz... Ou pra quem toma de bacia e caneca... Tive vontade de dar banho em todas as crianças, para que seus cabelos ficassem soltinhos e sua pele limpa... Dentes em boca de adultos? Também é artigo de luxo. Estou citando somente o básico para a sobrevivência... Moradia decente, água, luz, esgoto, banho, dentes na boca... Um prato de comida bem feito... O básico, que deveria ser direito de todos, porém para alguns se torna artigo de luxo.

Aprendi, que enquanto a gente reclama da vida, de "barriga cheia", muita gente ao nosso redor tem motivos reais para reclamar, e nem por isso vive se queixando.

Aprendi que devemos dar valor às coisas simples da vida, como um bom banho e um bom prato de comida, coisas que fazem parte de nosso cotidiano, porém, são raras no dia-a-dia de muita gente.

E, finalmente... Também aprendi que o medo nos faz perder coisas valiosas, que nos farão falta todos os dias... E que só teremos noção do tamanho do estrago quando perdermos de fato essas coisas. Então já será tarde...




Marcas do Que se Foi
Os Incríveis


Este ano quero paz
No meu coração
Quem quiser ter um amigo
Que me dê a mão...


O tempo passa e com ele
Caminhamos todos juntos
Sem parar
Nossos passos pelo chão
Vão ficar...


Marcas do que se foi
Sonhos que vamos ter
Como todo dia nasce
Novo em cada amanhecer...(2x)


Este ano quero paz
No meu coração
Quem quiser ter um amigo
Que me dê a mão...


O tempo passa e com ele
Caminhamos todos juntos
Sem parar
Nossos passos pelo chão
Vão ficar...


Marcas do que se foi
Sonhos que vamos ter
Como todo dia nasce
Novo em cada amanhecer...(4x)



Fontes:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhjnDO-DwSbl9ag5P391TF_aoqbSoBtYA4KG-of7coL3XcAbRnpi06W5BVnVsIPZcym04WVSK-WBVd_TxkMgpm7_tHl94LsMqMcupndCxqvefBP0rAG6U2KrRv-fSgWnSVpSEjQQRyZoVK/s1600/PAZ1.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRyuZbQ05f0HMO8ak8BJ3lYLiaRo1dPr33JhC7Fu4-TtljbrAH06W8NPDuLMu4SSdDJouIrkeyMJnjSKLMnlo9QblHF6R5drOKPUqGUoVzwYNQC3CsazJaEGhaazxq0V6AhUEMBRSuTZWP/s1600/feliz_ano_novo.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário